“Músicas de Natal foram feitas para o ukulele e o ukulele para músicas de Natal” – Fernando Novais

O ukulele é bem mais jovem que as comemorações natalinas… mas é bem verdade que o encontro das inesquecíveis canções de dezembro com as quatro cordinhas mágicas é muito feliz.

Neste Natal (2017) publiquei uma série de nove vídeos com clássicos natalinos de diferentes épocas e lugares. São arranjos próprios, que incluem técnicas de rasgueados, polegar alternado, triplet strum, harmônicos artificiais, ligados ascendentes e descendentes e alguns elementos harmônicos e melódicos do Jazz.

1 – White Christmas (1942), composição de Irvin Berling. Foi gravada por famosos cantores, tais como: Elvis Presley, Frank Sinatra e Andrea Bocelli. Acredita-se que seja a música natalina mais gravada, com mais de 500 diferentes gravações em diversos idiomas.

2 – O Velhinho (1954), também conhecida como “Deixei meu sapatinho”, é uma valsa de Otávio Babo Filho (primo do famoso compositor Lamartine Babo). Até hoje é umas das músicas natalinas mais populares do Brasil.

3 – Joy To The Word. Publicada pela primeira vez em 1719, esta melodia é de origem incerta. Muitas vezes é atribuída ao compositor George Frideric Handel.

4 – O Tannenbaum é uma canção natalina do folclore alemão. Sua melodia, provavelmente do século XVI, é de autoria desconhecida.

5 – We Wish You a Merry Christmas é uma canção tradicional inglesa. Sua origem é desconhecida.

6 – Happy Xmas (War is over). Uma composição de John Lennon e Yoko Ono, lançada em 1971, em protesto contra a guerra do Vietnã. Tornou-se muito popular no Brasil em sua versão regravada pela cantora Simone, intitulada “Então é Natal”.

7 – Boas Festas, também conhecida como “Anoiteceu”, é uma famosa marcha de Assis Valente. O autor conta que escreveu esta canção durante o Natal de 1932, em seu quarto, na cidade de Niterói (RJ). Sua letra triste contrasta com o clima alegre das demais canções natalinas. Coincidência ou não, Assis Valente veio a suicidar-se em 1958.

8 – Noite Feliz, como é mais conhecida no Brasil, tem como título original “Stille Nich”. Composta por Franz Xaver Gruber em 1818, foi executada pela primeira vez na Missa do Galo da paróquia de São Nicolau em Oberndorf, Áustria.

9 – Jingle Bells é uma canção composta por  James Lord Pierpont e publicada em 1857 com o título original de “One Horse Open Sleigh”. No Brasil recebeu letra em português de Rui Evandro e foi gravada por João Dias em 1941 com o título “Sino de Belém”.

Não esqueça de interagir e deixar seus comentários e sugestões.

Aloha!

 

  • Aline Kelly

    Excelente Especial de Natal! Parabéns! Boas Festas e Feliz 2018! Saudações Ukemaniakas

    • Vinícius Vivas

      Muito obrigado, Aline! Boas festas e feliz 2018. Aloha!

  • Tay Sales

    Muito bom! Parabéns pelo trabalho!

    • Vinícius Vivas

      Obrigado, Tay! Aloha